O Anime Summit se consolidou como um ponto de encontro vibrante para celebrar a cultura pop japonesa no Distrito Federal. Patrocinado pela Embaixada do Japão e pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do GDF, o evento reuniu milhares de entusiastas, os carinhosamente chamados “otakus”, em uma imersão completa no universo dos animes, mangás e da cultura do Japão.
Os visitantes puderam aproveitar uma experiência multifacetada. A culinária típica esteve presente com opções para todos os gostos, desde lámens até doces tradicionais. O coração do evento bateu forte com a venda de mangás impressos e uma vasta gama de merchandising dos personagens que povoam o imaginário dos fãs, com a dublagem de sucessos como Pokémon ecoando pelo espaço.
Mais do que apenas entretenimento, o evento destacou a intersecção entre cultura, esporte e tecnologia. A Secretaria de Esporte e Lazer do DF criou um espaço inovador onde videogames, como os fighting games no Playstation e o Just Dance, foram apresentados como modalidades sérias e democratizadas, inclusive com a presença de um campeão latino-americano de Just Dance que compartilhou sua trajetória competitiva.
Uma atração surpreendente e única foi a demonstração de agility e adestramento canino, comandada por um pioneiro da prática em Brasília, mostrando como a interação e o respeito entre cães e donos podem ser aprimorados.
Por três dias, o Anime Summit provou que, apesar da distância geográfica, a cultura do Sol Nascente está mais próxima do que nunca do coração dos brasilienses, oferecendo um lugar para dançar, se expressar, se divertir e celebrar uma paixão comum.

