Alunos da Escola Técnica de Santa Maria, reconhecida por ser a primeira escola pública a oferecer gratuitamente o curso de Radiologia, enfrentam dificuldades relacionadas à realização dos estágios obrigatórios. Atualmente no 4º e último módulo, estudantes do período noturno relatam que não há vagas suficientes para todos, comprometendo a formação prática exigida pelo curso.
Apesar de declarações de autoridades como o governador Ibaneis Rocha, a vice-governadora Celina Leão e a deputada Jaqueline Silva sobre a oferta de estágios, a realidade enfrentada pelos alunos é diferente. Muitos estudantes ainda aguardam oportunidade para iniciar as atividades práticas.
Outro ponto de insatisfação diz respeito à apólice de seguro exigida para a realização do estágio. Os alunos relatam que tiveram que arcar com o custo, mesmo diante da informação de que há recursos públicos disponíveis, sendo, 2 mil apólices que não foram utilizadas para essa finalidade.
Em alguns casos, o seguro já está próximo do vencimento sem que o estágio tenha sido iniciado.
Além disso, estudantes que conseguiram vagas relatam que o período de estágio será reduzido, chegando a apenas um mês, devido à limitação de vagas ofertadas por instituições como a FEPECS.
Há ainda a informação de que faltam preceptores suficientes para atender a demanda, o que agrava ainda mais a situação.
A problemática se intensifica com o cancelamento de campos de estágio nas regiões do Paranoá e do Guará.
Segundo os alunos, mais de 15 preceptores já foram aprovados no último concurso de 2022 e aguardam nomeação, o que evidencia um descompasso entre a disponibilidade de profissionais e a efetiva organização dos estágios.
Diante desse cenário, os estudantes denunciam a falta de planejamento e cobram providências das autoridades responsáveis, ressaltando que a ausência de estágios em quantidade e qualidade adequadas compromete diretamente a formação profissional e o futuro dos alunos
Veja o resultado do concurso: resultado-final-sedf-2

