Esta reportagem em vídeo aborda o acalorado debate em torno da proposta de privatização da gestão da rodoviária do Plano Piloto, em Brasília. Após receber o aval do Tribunal de Contas do Distrito Federal, o projeto agora tramita na Câmara Legislativa.
A justificativa do governo é que a parceria com o setor privado irá gerar receita e financiar uma tão necessária revitalização e modernização da estação, que está defasada. No entanto, a medida enfrenta uma forte oposição de parlamentares e das pessoas que trabalham e dependem do terminal diariamente.
Os críticos, incluindo políticos, classificam o plano como uma “estratégia de sucateamento premeditado” e um testemunho da incompetência gerencial do governo, acusando-o de negligenciar deliberadamente a estação para justificar a privatização. Suas principais preocupações são um aumento previsto no preço das passagens de ônibus, a privatização dos estacionamentos e o destino dos centenas de pequenos comerciantes e permissionários que trabalham lá há mais de 30 anos.
Esses comerciantes temem ser expulsos sem um plano de relocação e que o aumento dos custos transforme o essencial terminal de transporte público em um shopping center caro, tornando sua comida e serviços acessíveis inalcançáveis para as centenas de milhares de passageiros diários. A pergunta central que fazem é: “Se privatizarem, quem vai poder comprar alguma coisa aqui?”

